Agricultura avança em Espigão do Leste e gera riquezas, mas distrito sofre com a falta de necessidades básicas

16/05/2015 11:19

16/05/2015 - Agricultura avança em Espigão do Leste e gera riquezas, mas distrito sofre com a falta de necessidades básicas

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA - Espigão do Leste (Baianos) é o distrito que mais produz riquezas no Norte Araguaia. Localizado a 350 km de Canarana, pertence a São Félix do Araguaia, está a 230 km da sede do município. A localidade tem aproximadamente 3.500 habitantes entre o núcleo urbano e as fazendas. Estima-se que a região ao redor do distrito tenha mais de 280 mil hectares com lavoura. 

Apesar da riqueza que a soja está trazendo, na vila há ainda muita carência e falta, por exemplo, água tratada, médico, telefone móvel, posto bancário, correio, entre outras necessidades básicas. A vila também não tem asfalto e pode ser visto muito lixo pelas ruas. A segurança é uma preocupação e volta e meia a localidade é manchete nas páginas policiais.

Devido às suas férteis terras, grandes grupos agropecuários se instalaram na região, como a Bom Futuro, Sinagro, entre outros. São fazendas grandes a perder de vista. Devido às dificuldades em se escoar a produção no período da chuva, existem muitos armazéns. Assim as fazendas colhem e estocam a produção, escoando-a no período da seca.

Na vila começam a surgir pequenos comércios e a se instalarem firmas que prestam serviço para o setor agrícola, como revendas de defensivos, tradings e revenda de maquinário. A população aumenta a cada dia e alguns casarões começam a surgir em meio aos casebres. O que até pouco tempo era uma pequena vila, começa a ter contornos de cidade.

Virar cidade é, aliás, o principal sonho dos moradores, pois somente assim todo o dinheiro dos impostos gerados pela agricultura seria investido em Espigão do Leste, que tem atualmente uma subprefeitura submissa a São Felix do Araguaia, que fica com a maior parte do dinheiro arrecadado com a produção gerada naquela região.

Em um estradeiro realizado pelo Governo do Estado em março deste ano e que passou por Espigão do Leste, o deputado estadual Baiano Filho disse que o Norte Araguaia é uma das mais fortes em expansão do País e por isso precisa de investimentos em logística. “Daqui cinco anos essa região estará equiparada ao Nortão de Mato Grosso. Vai virar o maior plantio de agricultura do país. A região está crescendo a passos largos e precisamos investir seriamente em logística para escoar essa produção”, disse.

As fotos são do Jornal O Pioneiro, que passou pelo distrito na semana passada. (DR).

Agricultura avança em Espigão do Leste e gera riquezas, mas distrito sofre com a falta de necessidades básicas
Lavouras e armazéns por todo lado, mas estradas continuam precárias 
 
Casarão em Espigão do Leste
 
Ruas de chão percorrem todo o distrito 
 
A cada ano novas áreas são destocadas para virarem lavoura