Bombeiros são treinados para atuar no período de estiagem

12/06/2015 00:13

 

 

 

 

Dezoito alunos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar participaram, nesta quinta-feira (11.06), do treinamento de prevenção e combate a incêndios florestais realizado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). O treinamento aconteceu durante a tarde no Centro de Treinamento do Exército, no Coxipó do Ouro, em Cuiabá. 

O objetivo é capacitar os militares para o período de estiagem quando são registrados os maiores focos de incêndios no Estado. As técnicas treinadas permitem aos militares criar um isolamento dos focos para vedar a propagação do incêndio em grandes áreas. 

Foram repassadas instruções sobre o efeito do fogo na vegetação, utilização de aeronave e adaptação dos militares às condições do cerrado, entre outras. 

Por meio desta técnica é possível controlar a altura da chama e o tempo de deslocamento na área. No treinamento, o cinturão de proteção foi aplicado em uma área de 30 metros do Centro de Treinamento, com a produção do incêndio que foi rapidamente controlado com a utilização de aeronave e os brigadistas em solo. 

Conforme o Corpo de Bombeiros, o período de junho a setembro é considerado crítico para ocorrências de incêndios florestais, o que requer um trabalho intenso que compreende as fases de adaptação, prevenção e de controle. 

Segundo o chefe de instruções do Ciopaer, tenente-coronel BM Vladimir Zanca, o trabalho integrado entre as instituições através da utilização de aeronaves contribuem para eficácia das operações de combate a incêndio. “O Estado de Mato Grosso registra todos os anos focos de incêndio de menor e maior proporção. Trabalhamos de forma preventiva e educativa e, também, na preparação para o atendimento dessas ocorrências com o objetivo de minimizar os danos”, explicou. 

A capacitação segue até o próximo sábado (13.06) e irá envolver ainda atividades de tiro embarcado, salvamento em altura e técnicas de embarque. 

Antes do treinamento, o efetivo operacional do Ciopaer passou por aulas teóricas e práticas em solo para aperfeiçoar as técnicas que serão executadas no ar. “O Ciopaer é uma tropa de apoio às ocorrências policiais, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Sema. E por atuar em ocorrências de complexidade, o nosso efetivo precisa estar sempre treinado”, explicou o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM, Henrique Correia da Silva Santos. 

Abaixo a programação do treinamento: 

Dia 12.06, às 9 horas - Treinamento de tiro. Local: Clube de Tiro Pantanal, km 13 na estrada para Chapada. 14 horas - Treinamento de Mcguari - Local: Estande de tiro da PRF. 

Dia 13.06, das 8h às 13h - Treinamento de rapel. 
Local: Lagoa Trevisan.

TITA MARA TEIXEIRA
Assessoria/Sesp-MT