Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada novamente em Mato Grosso

06/06/2015 20:12

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) prorrogou por mais 10 dias a campanha de vacinação contra a gripe. O motivo é a baixa adesão, muitos municípios ainda não alcançaram a meta. O novo prazo agora vai até o dia 15 de junho. 
 

De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, da SES, Flávia Guimarães, a medida segue uma orientação do Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde recomendou aos estados que não alcançaram a meta estipulada, a prorrogar o prazo. Até o momento conseguimos vacinar somente 58,85% do público prioritário, a meta é atingir 80% de cobertura”, explicou. 
 

Algumas regionais como Barra do Garças, Água Boa, Juína e Porto Alegre do Norte estão com cobertura baixa, entre 35% e 50% da população imunizada. A orientação é que os municípios que compõem essas regionais intensifiquem as ações de sensibilização, para que um número maior de pessoas seja alcançado. Até o momento, de um total de 614.112 mil pessoas, 361.441 mil já foram vacinadas contra a doença em todo o estado. 
 

Entre grupos prioritários foram vacinados idosos com 60 anos ou mais (67,90%), crianças menores de 5 anos (57,24%), gestantes (52,89%), puérperas (76,77%), povos indígenas (13,84%) e servidores da área da saúde (59,68%). População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas também integram o grupo alvo da campanha. 
 

A vacina está disponível gratuitamente, nos postos de saúde, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já as pessoas que estiverem com febre moderada ou grave devem esperar a melhora do quadro para poder se vacinar.

LORRANA CARVALHO
Assessoria/SES-MT