Parabéns São Félix do Araguaia pelo seu 39º Aniversário

14/05/2015 11:25

14/05/2015 - Parabéns São Félix do Araguaia pelo seu 39º Aniversário

A Prefeitura Municipal de São Félix em nome do prefeito José Antônio de Almeida (Baú), secretário de Meio Ambiente e Turismo Marinete, Secretaria da Educação Terezinha Gomes, Secretaria de Esporte e Lazer Jusmar e todas as outras secretarias convida a população de São Félix do Araguaia-MT e região para as festividades em comemoração aos 39 anos de emancipação política.

Ao completar 39 anos de emancipação política (13/05), o município de São Félix do Araguaia a 1.150 km de Cuiabá comemorou a festa com grande estilo. Com várias atrações, além de um grande público garantiram uma quarta-feira animada e festiva. O que se viu foi uma mistura de raças, cultura tendo como pano de fundo o majestoso rio Araguaia. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito José Antonio de Almeida (Baú), primeira-dama Nilva Almeida, vereadores e secretários do município.

A programação começou com alvorada. A população foi acordada com fogos e o hino de São Félix. Em seguida aconteceram: Cerimônia Cívica com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, com a presença de autoridades políticas e representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), bolo, Competições Esportivas: ciclismo e atletismo, entrega de obras importantes tais como: as inaugurações das reformas: Reforma e ampliação da Sede do Executivo, Construção da Unidade de Saúde da Família – Centro, ampliação do Centro de Saúde – Centro, ampliação da Sede da Secretaria de Educação – em frente à Praça do Rotary e Construção do Reservatório de Reaproveitamento de Água – DAE enfim, uma série de benefícios que são a marca registrada do atual administrador e a final da decisão do torneio treze de maio categoria masculino e feminino e Bingo Beneficente – Igreja Católica, Entrega das Premiações do esporte.

Com a participação do público foi apresentado para a população o evento; Apresentação das tradições e cultura das comunidades indígenas: Capivara, Pequizal, Diawarum, Apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo: Grupo de Capoeira, a onda do momento Zumba e fechando a noite com o mega Fábio Martins que atraiu um grande público no cais de São Félix do Araguaia, premiando a população com duas motos 60 cc elétrica.

O prefeito Baú comemorou esta data de tanta importância para sua cidade, com muita alegria junto com seus amigos, familiares e todo o povo de São Félix.

O secretário de esporte Secretária de Esporte e Lazer Jusmar disse estar feliz pela participação de jovens no esporte.  “a felicidade é total, diante de mais uma comemoração do 39º aniversário de São Félix do Araguaia.

A secretária de Turismo e Meio Ambiente Marinete Boya Furtado Coelho agradece o público presente. “É uma grande satisfação para nós ver uma festa tão bonita, agradecemos a todos que vieram prestigiar o evento do 39º aniversário de São Félix. declara a secretária Marinete.

E mais uma vez a atual administração surpreende com eventos de qualidade que agradaram de cheio a população. 

 


Conheça um pouco da história de São Félix do Araguaia – MT

 

Em 23 de maio de 1941 desembarcava no rio Araguaia, em território mato-grossense, a família de Severiano Neves, acompanhada de outras famílias provenientes do estado do Pará, em busca de um futuro melhor. Iniciando-se assim um novo povoado, próximo a Santa Izabel do Morro, antiga morada dos índios carajás, habitantes milenares do rio Araguaia e da Ilha do Bananal.

 

São Félix do Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, São Félix, por ser uma região lindamente abençoada pela natureza, já foi parada de muitos notáveis brasileiros, que aqui aportaram com suas caravanas, para descansar das longas viagens pelo rio Araguaia, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscchek, Couto magalhães e Carmo Bernades, entre outros. 

 

A denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, no dia 20 de novembro de 1942. 

 

A lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix com território vinculado ao município de Barra do Garças. Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da lei estadual nº 3689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.

 

Foi seu primeiro prefeito o senhor Severiano Neves, seguindo-se Aldenor Milhomem, José Pontim, José Antônio de Almeida (Baú), Miguel Milhomem, Uslei Gomes, João Abreu Luz e, Filemon Limoeiro, atualmente José Antônio de Almeida (Baú).


 

Em breve divulgaremos os vencedores das competições esportivas e divulgaremos as fotos nas rapinhas do facebook de "O Repórter do Araguaia"

 

Vanessa Lima/Revista Araguaia