Policiais reforçam a segurança no entorno da Arena Pantanal

10/06/2015 12:12

 

As centenas de pessoas que utilizam, diariamente, o espaço do entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá, para práticas esportivas e momento de lazer com familiares e amigos, podem contar com a presença da Segurança Pública, por meio do policiamento ostensivo e do Regimento de Policiamento Montado (RPMon) da Polícia Militar. 

A ação preventiva da Segurança Pública era um anseio dos frequentadores do local. “O modelo empregado do efetivo policial segue a doutrina de práticas policiais em praças desportivas com ajuste dentro da realidade da Arena”, explicou o comandante do 1° Comando Regional da PM, tenente-coronel Gley Alves de Almeida Castro. 

De acordo com o comandante, para garantir a tranquilidade da população que frequenta o local, a Polícia Militar está disponibilizado viaturas e um quantitativo de policiais em condições de intervir dentro do Controle de Distúrbios Civis e demais ocorrências. 

Como reforço ao policiamento ostensivo, militares do Regimento de Policiamento Montado realizam as atividades em grupo mínimo de três conjuntos: policial e cavalo ou meia esquadra, como é denominada. 

O policiamento montado tem como objetivo a prevenção primária. A altura do cavalo somada com a do policial chega a aproximadamente dois metros e meio, oferecendo uma visão mais ampla da região vistoriada, sendo ideal para o policiamento ostensivo na Arena, que possui um amplo espaço físico. 

A cavalaria trabalha com nove a 12 conjuntos por dia e o patrulhamento também é realizado em outras áreas. “Desse montante, destacamos de três a seis conjuntos para a Arena todos os dias, de domingo a domingo, e uma viatura de apoio com dois policiais militares caso tenha que conduzir alguém para a delegacia”, disse o comandante do Regimento Montado, coronel PM Alberto de Barros Neves. 

Ainda existe uma técnica para as abordagens, de quem revista, quem faz a segurança e quem segura os cavalos. “Foi natural migrar nosso serviço para a Arena Pantanal já que o entorno do estádio virou um polo atrativo para as pessoas que praticam exercícios ou apenas vão lá para lazer”, completou o coronel. 

O planejamento das ações da Polícia Militar no entorno da Arena Pantanal é realizado em conjunto com o 1º Comando Regional, Regimento de Policiamento Montado e 10º Batalhão da Polícia Militar.

THAÍS OLEGÁRIO
Assessoria/Sesp-MT