Relação de cooperação China-Mato Grosso: Mais investimentos. Mais desenvolvimento.

30/05/2015 10:04

Saí muito animado de um jantar ontem com o embaixador chinês Li Jinzhang.

Assim como China, Mato Grosso tem uma economia em franco desenvolvimento. A fórmula chinesa tem muito a nos ensinar: investimentos na área de educação, principalmente técnica; em infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos; investimentos em geração de energia.

Para desenvolver nossa economia, também estamos pensando estrategicamente. Pensamos em Mato Grosso daqui a 10, 20, 30 anos. Somos o celeiro do país, campeão na produção de soja, milho, algodão e rebanho bovino. Já somos líderes da porteira para dentro das fazendas e agora queremos investir na expansão dos nossos produtos da porteira para fora.

Estamos empenhados em contribuir com o crescimento do nosso Estado, atraindo novos investidores. Com mais infraestrutura, teremos mais empregos e mais qualidade de vida.

É por isso que estamos buscando potenciais parcerias para colocarmos nosso planejamento em prática. Levamos mapas, gráficos, livros que mostram o nosso potencial. Ah! Também presenteamos o embaixador com nosso legítimo guaraná ralado.

O embaixador chinês se mostrou entusiasmado com nossos números e disse que “Mato Grosso tem um potencial ilimitado". A conversa continua para que possamos receber investidores chineses e, também, para que possamos contribuir com a concretização do projeto de ferrovia que levará nossos produtos ao mercado consumidor asiático de forma mais célere.

Foto de Pedro Taques.