Secretaria de Saúde realiza Pré-Conferencia em preparação para a IV Conferencia Municipal de Saúde

02/06/2015 09:57

  02/06/2015 - Secretaria de Saúde realiza Pré-Conferencia em preparação para a IV Conferencia Municipal de Saúde - Atualizada

A saúde esteve em foco em São Félix do Araguaia/MT, quando o município realizou a Pré-Conferencia em preparação para a IV Conferencia Municipal de Saúde, com tema: Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro. O evento teve abertura oficial na sábado (27/05), às 19:30hs no plenário da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes durante os dois dias representantes do Poder Público municipal, Conselheiros, clientes do SUS e trabalhadores. Foi um momento importante para comunidade do centro e do bairro Vila Novo discutir e propor ações relacionadas à saúde do município com objetivo de melhorar a qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. A Pré-Conferência  teve como palestrantes representando a enfermeira Silvana Calaça.

Na oportunidade a secretária municipal de Saúde do município, Gildene Mendes Vasconcelos, agradeceu a presença de todos, e enfatizou que o SUS tem como principal missão, cuidar da saúde dos cidadãos.

Ela ressaltou inda a complexidade da atenção que envolve aspectos sociais, econômicos de inserção deste importante ato, no centro das discussões técnicas do setor saúde para a promoção da mesma. “Todos nós usamos o SUS, patrimônio do povo brasileiro, e precisamos cuidar e defender esse patrimônio. A Pré-Conferência Municipal de Saúde em São Félix do Araguaia. Eu sou uma pessoa que reclamo que brigo e muitas vezes sou mal interpretada, sempre digo que do lado do povo, não estou do lado de quem está fazendo errado, costumo dizer a todos servidores da secretaria que o paciente sempre tem razão” disse.

 

Após a apresentação dos Eixos Temáticos, aconteceu a Plenária Final onde foram votadas as propostas aprovadas nos Eixos Temáticos e foram eleitos os delegados para a Pré-Conferência Estadual de Saúde que irão representar toda a população e buscar melhorias para a saúde ofertada em nossa cidade.

 

1º Delegado: Junio Psicólogo

2ª Delegado: Luciene karajá

1º Suplente: Adão Tavares

2º Suplente: Luiz Felipe

 

A Pré-Conferencia em preparação para a IV Conferencia Municipal de Saúde foi encerrada com a apresentação do Relatório Final, documento que registra as decisões da Conferência e que será enviado para o Conselho Estadual de Saúde.

Além da Secretária de Saúde de São Félix; Maria Gildene participou do evento o presidente da câmara municipal Sílvio do Auto Peça (PMDB), Dr. Marcio Duarte, Dra. Ana Amélia, Psicologo Junio Souza, Diretora da Escola Professora Hilda Rocha; Ana Cristina, Nutricionista; Dra. Ivana e o Biomíquimico e locutor oficial do evento Dr. Rômulo.

 

 

Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro

 

  

 

 

  

Néia Rondon/O Repórter do Araguaia