Trabalhos do Departamento de Água e Esgoto de São Félix do Araguaia realizado com sucesso e moradores comemoram calados Leia mais: https://www.jreporterdoaraguaia.com/products/a20-05-2015-trabalhos-do-departamento-de-agua-e-esgoto-de-sao-felix-do-araguaia

20/05/2015 10:54

20/05/2015 - Trabalhos do Departamento de Água e Esgoto de São Félix do Araguaia realizado com sucesso e moradores comemoram calados

Nesta terça-feira (19/05), o Repórter do Araguaia acompanhou os trabalhos do Departamento de Água e esgoto (DAE) de São Félix do Araguaia – MT, localizado na 13 de Maio, Jardim Zumbi Vila Santo  Antonio, as máquinas da Prefeitura Municipal estavam limpando o canal que acumulava muita lama e a população reclamava do mau cheiro que causava, onde a água corria a céu aberto e se arrastava há mais de 20 anos, repetindo a cada quinze dias, sempre no mesmo horário quando a caixa d’água é lavada. Impossibilitava a passagem de carros e de pedestres, causava alagamento da água parada que infiltrava nas casas dos moradores que vivem nas proximidades do DAE.

As instalações do reaproveitamento da água já estão em funcionamento, uma histórica obra que nunca antes tinha recebido reforma e somente agora na administração do prefeito José Antonio de Almeida (Baú), está acontecendo. O DAE soma um total de 13 poços artesianos, além da sede localizada em São Félix do Araguaia. Os moradores já sentem o resultado da obra. Antes, quando a caixa d’água era lavada, as ruas viravam uma lagoa, ninguém conseguia passar. Agora com certeza o problema está praticamente resolvido e já melhorou muito e os moradores esperam que melhore ainda mais, pois a população já sofre com esse problema há muitos anos.

 

Segundo o chefe do Departamento de Água e Esgoto Aluisio Bandeira, o problema dos alagamentos no local, um grande transtorno enfrentado há mais de duas décadas pela população, antes do serviço, qualquer chuva era suficiente para alagar o local. "Essa obra é um desejo de muitos anos para que esses moradores não tivessem mais água entrando em suas casas. De tudo o que fizemos na Prefeitura, essa obra me deu uma alegria enorme. A cidade de São Félix do Araguaia não podia conviver com uma área ainda em que água entra nas casas das pessoas", disse Aluisio.

 

De acordo com o chefe de Gabinete Jason falou do trabalho e da alegria do Prefeito Baú em cumprir mais um compromisso assumido com o povo de São Félix do Araguaia. "Essa população há muitos anos sofre, já se passaram vários prefeitos e ninguém nunca teve a coragem de solucionar esse problema que causou tanto sofrimento para os que aqui vivem. Estamos muito felizes com a certeza de que não vão acontecer alagamentos aqui na Treze de Maio, “A alegria das famílias que receberam essa obra não tem preço", finaliza.

 

O Chefe do Departamento de Obras; senhor Nonato diz feliz por realizar o sonho desses moradores que ficaram satisfeitos com o resultado e elogiaram o empenho da atual administração.

 

O morador Manoel disse que quando o local alagava, ficava difícil trafegar pelas ruas o mesmo acabou sofrendo um acidente ao tentar andar nas ruas em dia de chuva. “Além do alagamento, havia um problema de saúde, pois parte da água se misturava ao esgoto. “Era um fedor e uma sujeira terríveis, mas agora tudo está melhorando. A gente não conseguia sair de dentro de casa sem se sujar na lama. Agora, não existe mais lama. Antes a água chegava próximas as residências dos moradores, as ruas ficavam alagadas e a gente podia até andar de canoa. Agora acredito que isso acabou, comemora o morador. Até que enfim esse pesadelo acabou. A Prefeitura está de parabéns, pois resolveu um problema que vinha há muitos anos. “Nós esperávamos isso há mais de 20 anos”, afirma

 

 O que chamou a atenção foi à ausência dos moradores da Treze de Maio que tanto reivindicaram por melhorias! Como já é de praxe não comparecem à inauguração, que ocorreu no último dia 13 de maio.  A população só sabe reclamar, mas nunca elogiar. Outros ficam indignados ao saber que várias obras estão sendo inaugurado. Como dia o jornalista Boris Casoy, “Isso é uma vergonha”.

 

Os funcionários do DAE estão de plantão principalmente durante as ampliações de rede, consertos e substituição de canos e limpeza dos bueiros.

 

“O DAE também é do Araguaia ao Xingu, graças ao empenho de Aluisio Bandeira e Baú”.

 

 

 

Néia Rondon/Revista Araguaia